quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Investindo na bolsa de valores da amizade

Postado por Camilla de Oliveira às 20:26
Minhas imagens6
Investimentos são necessários, isso é algo irrevogável. Não tem como acreditar que passar a vida no mesmo lugar, com as mesmas coisas, as mesmas pessoas, é algo certo…
Durante toda a nossa jornada nós investimos: amores, amizades, estudos. Nós não percebemos que isso é aquilo que nós muitas vezes achamos ser coisas de homens engravatados, gritando feito loucos numa sala cheia de gente e telefones tocando.
A “Bolsa de Valores da Amizade” é algo com o que trabalhamos dia após dia, investimos minuto após minuto, é algo complexo, tão complexo quanto o trabalho daqueles homens engravatados.
O dinheiro investido: sentimentos. As ações: pessoas.
Quando conhecemos alguém, nós procuramos entendê-lo, procuramos analisar os riscos e os ganhos a longo e curto prazo que nós teremos ao estar em contato com ele. É como se nós procurássemos saber, por exemplo, os últimos resultados da Petrobras para aplicar nela…
Após analisar os riscos você investe na ação. Como na bolsa de valores da amizade as ações são pessoas, ainda há um grande risco de você perder grande parte do investido. Pessoas são imprevisíveis, mais imprevisíveis que o mercado financeiro.
De todo modo, vamos dizer que você tem, ao investir em uma pessoa, teoricamente 50% de chance de conseguir um bom resultado, ou seja, uma amizade forte e verdadeira, e 50% de chance de acabar falido, no caso, desiludido.
A bolsa tem altos e baixos, ganhos e perdas… Isso se equivale às brigas e desentendimentos seguidos por momentos de amizade plena. Toda a beleza do investimento não se encontra apenas nas horas boas, e sim, no que você aprende com as perdas… Ele só vai valer cada centavo se for algo pelo qual você lutou…
Uma lição importante sobre investimentos é: saber a hora de vender suas ações, saber a hora de desistir e investir em algo novo. Essa hora é quando suas ações estão em baixa, sem previsão de alta. Há quedas na bolsa, porém muitas delas só servem para fortalecer e estabilizar as ações.
Mas… Uma vez que a bolsa quebra, ela leva tempos e tempos para se reerguer, porque a economia não é construída de um dia para o outro, uma vez abalada a economia demora a ser o que era, talvez nunca volte. Isso requer trabalho e mais investimento.
Como continuar investindo numa das suas ações mal sucedidas? Aquelas que te deixaram falido? Há, no meu ver, apenas uma resposta? Não continue investindo.
Não cometa o mesmo erro duas vezes no mercado de ações, por mais tentador que seja, isso é um atestado de burrice.

4 comentários on "Investindo na bolsa de valores da amizade"

Anônimo disse...

Realmente, né? Investir na bolsa de valores da amizade pode acabar com a sua vida ou alegrá-la! Estou achando incrível o nosso blog, e é por isso que as pessoas vêm e comentam [ou algumas pessoas tímidas vêem], enfim, elas lêem e ficam bobas! Aiaiai.

Lory and Lyne =* on 11 de fevereiro de 2010 às 00:03 disse...

Eu realmente adorei esse post! Menina, se garantiu aqui, heeeein ? huahsuahushaus beijos ;*

on 11 de fevereiro de 2010 às 01:28 disse...

Foi uma comparação simplesmente coerente, paçoca... "Uma vez que a bolsa quebra, ela leva tempos e tempos para se reerguer" eu bem sei disso. A gente "cultiva" amizades que em muitas vezes parecem ser uma certeza pra você, mas aí nos decepcionamos, nos desapontamos... e é, realmente é difícil se reerguer depois disso. Amizades verdadeiras, amizades certas são difíceis de encontrar e algumas são difíceis de manter. Pessoas são difíceis, são estranhas e a maioria é impulsiva demais. Mas claro... sempre tem aquela (ou aquelas pessoas) pessoa que você sabe que sempre estará ali pra você independente do que aconteça. ♥

Cat! on 14 de fevereiro de 2010 às 13:07 disse...

Minhas ações foram arremetadas pela paçoquinha *-* aiaiaiai.

Postar um comentário

 

Sweet Side Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez